Notícia

O I SIMPÓSIO NACIONAL DO CieAA

O I SIMPÓSIO NACIONAL DO CENTRO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS ÁFRICA-AMÉRICAS – CieAA, por meio da sua coordenadora Profª Drª Eliesse Scaramal trouxe o professor caramonês para participar da conferência O PASSADO CULTURAL E O PROBLEMA DA INTEGRAÇÃO REGIONAL NA ÁFRICA CENTRAL. A conferência é uma das várias atividades que acontecerá nessa semana que se realiza também a VI Semana de História.

O professor chegou esse mês ao Brasil, e a UEG é a terceira Universidade a recebê-lo. O Historiador explica que a vinda dele foi um convite do residente Lula para que o Brasil possa se inteirar e valorizar as culturas e os saberes africanos.

Segundo JOSEPH MARIE, camarões também está se preparando para receber historiadores brasileiros para que ocorra essa troca de saberes. E, justifica que somos irmãos e como irmãos devemos nos conhecer melhor e termos referências para identificar nossa identidade cultural.

A Universidade Estadual de Goiás é a única que possui pós-graduação em História da áfrica. E, atualmente vem se preparando para organizar o mestrado.
Uma atitude que vem contemplada pela lei 10639/03 que altera a LDB nacional dispondo sobre a inclusão no currículo oficial da rede de ensino da temática História e Cultura Afro Brasileira.

A semana prossegue com apresentações de mais de 150 trabalhos. Para o coordenador do Curso de História Prof. Robson Mendonça Pereira o I simpósio tem tido uma participação significativa de vários Estados e um público considerado o maior público de todos as Semanas de história já realizadas.

Copyright © UEG - UnUCSEH - CIEAA Centro Interdisciplinar de Estudos África-Américas
Desenvolvido por Monodois.